O Renault Floride da Metosul


A aventura da Metosul no mundo das miniaturas em metal tem inicio quando a Osul adquire a sua primeira máquina de fundição injectada, iniciando assim a produção dos Metosul, e cujos primeiros exemplares ainda constavam do seu extenso catálogo. O primeiro modelo a ver a luz do dia foi o Renault Floride em 1965 e teve como molde o modelo da Corgi Toys. O Floride teve sempre como referencia o número 1 desde o inicio até ao final da sua produção. Na caixa de cores vermelhas a inscrição não deixa dúvidas: PRIMEIRO MODELO EM FUNDIÇÃO INJECTADA.

Resta saber se terá sido também o primeiro em Portugal. Esta caixa foi utilizada durante um breve período de tempo e apenas neste modelo, o que faz com que seja uma das mais raras hoje em dia. O segundo modelo a ser lançado no mercado, o Citroën DS 19, já teria uma caixa em azul. No molde inicial os faróis eram pintados no corpo do molde, enquanto que no seguinte eram já peças de plástico cromado. No entanto há pormenores que permanecem quase inalterados, é o caso dos pára-choques, piscas, puxadores, escovas, que continuam a ser pintados fazendo parte do molde. 


Entre as versões fabricadas encontram-se os modelos Civil, GNR (verde), GNR-BT, Policia, Police, Sacor e TAP, esta última reproduzindo as viaturas usadas na década de 60. Na versão da GNR-BT temos dois modelos com decalques diferentes, conforme pode ser observado na foto abaixo. Temos ainda duas versões raras do primeiro molde, uma da Sacor e outra com decalques da Policia, mas sem antena e sem rotativos.






Versão TAP

English version:

The adventure of MetOsul in the world of miniatures begin when OSUL acquires its first die-casting machine, thus initiating the production of the metOsul series, whose first models still appeared in his extensive catalog. The first model to see the light of day was the Renault Floride in 1965 and was cast as the model of Corgi Toys ref. 222. Had as the same reference number from the beginning to the end of its production. In the color box the tex leaves no doubt: First model in die casting. The question is whether it was also the first in Portugal. This box was used for a short period of time and only in this model, which makes it one of the most rare nowadays. The second model to be launched in the market, the Citroën DS 19, would have a blue box. In the initial mold headlights were painted in the mold body, while the following were already chrome plated plastic parts. However there are details that remain almost unchanged, in the case of bumpers, blinkers, handles, toothbrushes, which continue to be painted as part of the mold. Between the versions are manufactured models Civil, GNR-National Guard (green), GNR-BT - national Guard-Transit Police, Police, Sacor and TAP - Portuguese Airlines, this one reproducing the vehicles used in the 60s. In the version of GNR-BT have two models with different decals, as can be seen in the photos. We still have two rare versions of the first mold, and another one of Sacor and one with police decals, but without antenna and without rotating. 




Sem comentários:

Enviar um comentário